Abertura do PROJOVEM Adolescente 2014

Abertura do PROJOVEM Adolescente 2014

O CRAS Centro de Referência de assistência social realizou no dia 05 de fevereiro de 2014 a abertura dos coletivos municipais do Projovem Adolescente, o evento foi realizado no CRAS, contou com a presença dos jovens inscritos nos coletivos, das orientadoras sociais, a equipe do CRAS, da primeira dama Célia Ribeiro, além de  pais de adolescentes e autoridades municipais.

O programa é um espaço de convívio cooperativo, afetivo, lúdico e solidário. Propiciando oportunidades para o desenvolvimento da criatividade, valorizando ações e reflexões sobre valores éticos, sobre a formação para o mundo do trabalho e a cidadania, de forma participativa e democrática; espaço de formação, envolvendo a troca de novos conhecimentos, a inclusão digital, a orientação para a qualificação profissional e o desenvolvimento de experiências práticas, planejadas coletivamente a partir dos interesses comuns a vida social e profissional dos jovens.

Ressalta-se que o coletivo do Distrito de Edilândia é financiado apenas pelo município, sendo que os dois outros coletivos de Cocalzinho e do Distrito de Girassol, são referenciados pelo Governo Federal, tendo também a contrapartida do município.

Com objetivo de abranger todo o município e de levar aos jovens de Edilândia a mesma oportunidade dos demais jovens do município, a secretária Leidiany Ribeiro e o Diretor de Assistência Jaime optaram por ofertar por financiamento próprio o coletivo no Distrito,  afim de levar mais oportunidade e qualidade de vida aos jovens.

O projeto tem por objetivos complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, e criar condições para a inserção, re-inserção e permanência do jovem no sistema educacional. O ProJovem Adolescente é um Serviço socioeducativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social, entendido como direito.

O ProJovem Adolescente é destinado a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco, independentemente de renda, encaminhados pelo CREAS, Conselho Tutelar ou Ministério Público (egressos ou sob medida de proteção, sob medida socioeducativa em meio aberto ou egresso de medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade, egressos do PETI ou de Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual). Atende jovens residentes em Cocalzinho e nos Distritos de Edilândia e Girassol, tendo como objetivos, fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.

Quem é jovem não pode ficar parado, e não pode deixar de aproveitar a oportunidade de participar das atividades do Programa, que oferece recreação, esporte, lazer, cultura, informação, oficinas, passeios e muito mais.

Os jovens são organizados em grupos de 25 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social que em Cocalzinho e no Distrito de Edilândia e a Orientadora Cintia Flores e em Girassol é a Orientadora Marli Florêncio. O serviço é ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As famílias dos jovens do Projovem Adolescente são acompanhadas pelo CRAS, pela equipe técnica, composta por assistente social e psicóloga.

O Projovem Adolescente aborda temas relacionados a juventude, tais como: direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde, esporte, lazer entre outros.

A metodologia está baseada no conceito do protagonismo juvenil, considerando como princípio básico a participação, a aprendizagem produtiva, a experiência de vida de cada participante e acima de tudo, a credibilidade na capacidade de ação e gestão dos participantes.  A metodologia prevê um conjunto de ações com diversos focos, que permitam o desenvolvimento integral dos jovens.


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*



oito + = 13